ONDE TUDO COMEÇOU?

Muay Thai Boran

Uma história com controvérsias

A história do Muay Thai (Boxe Tailandês) caminha junto com a história do povo tailandês, ambos são difíceis de descobrir suas origens. O Muay Thai Boran surgiu como uma técnica de defesa e de guerra, desenvolvida pelos tailandeses para sua proteção e para a defesa do seu território contra os inimigos. Quando o exército Birmanês invadiu e arrasou Ayutthaya, os arquivos da história tailandesa ficaram perdidos. Com eles, foram perdidos também muito da história do começo do Boxe tailandês. O pouco que nós sabemos veem das escritas do Birmanês, visitas europeias cambojanas antigas, e algumas das crônicas do Reino de Lanna - Chiangmai. O primeiro grande registro sobre o Boxe Tailandês como luta e também como uma habilidade no campo de batalha, aconteceu na época do Rei Naresuan em 1584, um tempo conhecido como o período de Ayutthaya. Durante este período, todos os soldado que treinavam Boxe tailandês, deveriam utilizar o método de defesa, assim como o Rei. Lentamente o Boxe tailandês se mudou para longe de sua raiz o 'Chupasart' e novas técnicas da luta foram evoluindo.

Portanto, logo se tornou parte da cultura tailandesa, sendo demonstrado em festivais de lutas em diferentes regiões da Tailândia.  Sabemos que essa luta se difundiu, além dos propósitos militares, começou a ser praticada como um esporte. Conhecido pela sua prática antiga, o Muay Boran, foi originalmente desenvolvido para defesa pessoal e também foi ensinado aos militares tailandeses para uso na guerra. No Muay Thai, você ouvirá repetidamente que oito armas são usadas. Isso significa o seguinte: dois punhos, dois cotovelos, dois joelhos e duas pernas.  

A postura do Muay Boran geralmente é mais baixa e mais ampla que o Muay Thai (depende do estilo exato). Isso afeta, por um lado, a estabilidade e, por outro, a defesa dos ataques. Porém, isso depende da situação e não se aplica como regra geral. As lutas não eram feitas em ringues como nós conhecemos no Boxe tailandês mais recente, qualquer espaço disponível do tamanho certo era usado, um pátio, um descampado de aldeia. As mudanças que o esporte sofreu foram radicais inclusive no uso de equipamentos. Em 1930 vieram consolidou essas mudanças no esporte. Foi então que se introduziu as regras de hoje e regulamentos. Cordas amarradas aos braços e mãos foram abandonadas e luvas passaram a ser utilizadas pelos lutadores, assim como a utilização do combate dentro do ringue.

Mais um pouco da História

Muay Thai x Muay Boran

1813 - 2023

A verdadeira história

No final do século 18, o guerreiro siamês Nai Khanomtom foi capturado pelo rei birmanês. Em um evento, ele foi obrigado a lutar contra vários guerreiros birmaneses, sendo capaz de derrotar todos os seus oponentes. Assim, Nai Khanomtom recebeu liberdade do rei birmanês, ao provar que o Muay Boran é um estilo de luta extremamente eficaz.

Na década de 1920, o rei Rama VII modernizou as competições de artes marciais tailandesas, apresentando árbitros e luvas de boxe. Muitas das técnicas tradicionais de Muay Boran foram proibidas porque não cumpriam as novas regras. Por isso o Muay Boran entrou em declínio, sendo que hoje é praticado como uma forma de arte apenas para fins de performance e entendido com Antigo. Os estádios, antes dos ringues atuais, começaram durante esse reinado, antes da Segunda Guerra Mundial. Durante a guerra, desapareceram gradualmente, mas cresceram rapidamente de novo logo depois – o Muay tailandês não tinha perdido nada de sua atração. Os pugilistas da parte norte do país uma vez mais estavam na direção da fama e fortuna em Bangkok. A glória poderia ser achada em estádios como Rajdamnern e Lumpinee. Depois, eles passaram a lutar ao vivo pela televisão. O Canal 7 da Tailândia e radiodifusão começaram a mostrar as lutas em cores há mais de 25 anos atrás. Hoje a arte de batalha evoluiu para um esporte popular. Em resumo o Muay Boran é definido como antigo e o Muay thai é definido como o esporte atual, mas ambos carregam história da Arte Marcial.

O Primeiro país que se têm notícia a sofrer influência do Muay Thai foi o Japão em 1965, através do empresário Osamu Nogushi (Urnamed Thai Combat – Hard Stockman), Nogushi era um empresário de lutas de boxe. E ao promover um torneio na Tailândia, apaixonou-se pelo Muay Thai. Entusiasmado, decidiu tentar torná-lo popular no Japão. Nogushi acreditava que Tadashi Sawamura, um campeão de Karatê, tinha as características necessárias para se tornar um grande campeão de Muay Thai e assim alcançar o objetivo. Onde foi efetuada a primeira adaptação internacional na modalidade, quando os Japoneses implantaram a modalidade com o nome de Japanese Kickboxing.

Em 1930, o Muay Thai entrou pela primeira vez na América do Norte, quando um empresário americano viu este esporte na Tailândia. Naquele momento, estavam sendo introduzidas as primeiras regras modernas no Muay Thai. Um empresário americano levou para os EUA dois dos melhores lutadores de Muay Thai daquela época esperando ser o primeiro a tirar proveito deste esporte nos Estados Unidos. Estes dois lutadores de Muay Thai foram contratados por um circo e faziam várias sessões de exibição, mas sem sucesso.

O Muaythai entrou novamente nos Estados Unidos no começo dos anos 70, quando o mundo inteiro se interessou pelas artes marciais, graças a Bruce Lee. Porém novamente, não foi um bom momento para o Muay Thai e também para os lutadores tailandeses que vieram para a América. Curiosamente em 1972, um americano resolveu fazer a trajetória inversa e quis aprender e lutar Muay Thai na Tailândia. Dale Kvalheim foi o primeiro americano a conseguir sucesso na terra do Muay Thai.

WAI KRU RAM MUAY

O Muay Thai não se limita apenas a socos, chutes, joelhadas e cotoveladas ele contem aspectos importantes da cultura tailandesa assim como sua religião. O conceito de partilha de conhecimento inestimável de professor para o aluno é tido em alta consideração entre os tailandeses. Levando-os a realizar a cerimônia de Wai Kru em honra e respeito de seus professores, mentores, e os anciãos, nomeadamente em toda a esfera das artes, e na academia. 

O Muay thai é considerado por ser uma arte, património e, portanto, incorpora a wai kru no seu pilar global da disciplina.  E é uma cerimonia realizada antes dos combates e também em algumas ocasiões especiais como KHUEN KRU onde o professor aceita o aluno ou o krob kru onde o aluno se torna professor. Para os tailandeses a cabeça é a parte do corpo mais sagrada, por isso os lutadores passam por cima das cordas, em seguida afim de selar o ringue contra maus espíritos cada lutador circula a partir do seu corner com a mão sobre a última corda, esse gesto também significa que treinadores, torcida tudo fica de fora e a disputa será entre os dois em cima do ringue. 

Quando é finalizada a fase do Wai Kru começa a parte do solo chamada de Ram Muay que é a dança marcial . Traduzindo seria a dança da arte marcial, pois são movimentos graciosos executados ao som da musica tradicional (SARAMA) seguindo seu ritmo, Os movimentos do Ram Muay pode ser metafórico, ou transmitem significados específicos, fundamentada nos movimentos e gestos. Tradicionalmente, os Wai Kru Ram Muay executada pelos boxeadores da Tailândia diferem de academia  para academia. O objetivo de cada atleta é vencer seu oponente antes mesmo do combate propriamente dito. Diz-se que ao realizar um bonito e estético  Wai Kru Ram Muay enfatiza sua graça e habilidade em combate tanto para seu adversário, quanto para a multidão. Como resultado, o atleta pode ganhar uma vantagem psicológica sobre o seu adversário, e adquirir o apoio do ringue da multidão  que o assiste.

Curiosidade

KRABI KRABONG

Cada raça humana criou métodos de defesa pessoal podendo ou não haver a presença de armas, variando de acordo com a geografia e as características racias, antes de se tornarem parte de uma cultura sólida e definida. Na Tailândia, a arte Tailandesa de defesa pessoal com as mãos é o Muay Thai e a arte que utiliza armas é o Krabi – Krabong. Ambas as artes marciais ajudaram a Tailândia a se tornar um país independente e ser o que é hoje em dia. No passado, a formação para a arte do Muay tailandês para Krabi-krabong eram realizadas em conjunto, simultaneamente. O treinamento era feito assim porque se no real combate se as armas caíssem ou caso a luta fosse de perto, a habilidade de Muay Thai também seria usada.

O Krabi – Krabong foi uma luta desenvolvida em dois princípios básicos:
simplicidade e eficiência. Na guerra o elefante era uma parte integral do Sião, era geralmente montado pelos guerreiros mais graduados como generais ou pela realeza. O animal dava proteção para o exército que o utilizava e intimidava o inimigo. Hoje em dia reconstituições das batalhas são encenadas por atores que na maioria das vezes são de famílias que adestram elefantes desde o período Ayutthayano, ou seja, um dos períodos de guerra. O ensinamento era repassado através de monges que atuavam como professores para a comunidade local, os meninos eram enviados e aprendiam além da arte marcial a religião, língua e astrologia

ARMAS

  • Krabi – Grande faca
  • Daab – Espada
  • Ngaaw- Espada larga
  • Plaung – Bastão
  • Dhang – Escudo oval
  • Hawk – Lança pequena
  • Khwaan – Espécie de machado
  • Khehen – Escudo que acompanhao corpo obliquamente
  • Mai Sahn – Acessório usado no antebraço para defesa e proteção

VESTIMENTA UTILIZADA

A vestimenta usada no Krabi – Krabong é a mesma usada pelos antigos guerreiros tailandeses, uma túnica que pode ser sem manga ou com mangas compridas possuindo inscrições sagradas e calças na altura da canela. Além disso o lutador usa um Monkon que é feito de fio de algodão sagrado. Em tempos antigos, o Monkon seria usado o tempo todo, mesmo durante a luta pois ele é dado pelo professor ao aluno e por isso é considerado sagrado fornecendo assim confiança na luta para vencer, bem como para guardar o homem dos perigos